O laudo a distância tem sido uma importante ferramenta para que o paciente tenha uma rápida e eficiente resposta médica. A telerradiologia é um braço da telemedicina que possibilita a emissão de laudos de forma remota e especializada.
O que é laudo a distância?
O laudo a distância é responsável por descrever achados de imagem e possíveis alterações em pacientes após a execução de exames como Raio X, Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, Mamografia e Densitometria Óssea.
Regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), o serviço de telerradiologia cumpre inúmeras normas a fim de proteger as imagens e dados do paciente. Muitos são os benefícios dessa modalidade para um centro de saúde, clínica ou hospital. Dentre os principais, podemos destacar:
- Economia para os centros de saúde, uma vez que a terceirização é mais barata do que manter uma equipe médica in loco;
- Agilidade, já que o laudo a distância pode ser emitido em até poucos minutos após a realização do exame;
- Acessibilidade, visto que a telerradiologia alcança lugares mais distantes e amplia a oferta de exames.
Como o laudo a distância funciona?
O serviço de laudo a distância funciona de forma prática. O centro de saúde precisa de um computador conectado à internet. Nesse computador, deve ser instalado o software de telemedicina. Todo o processo é seguro e mantém os dados dos pacientes em sigilo, uma vez que é protegido por senha e criptografia. É nesse software que acontecerá toda a troca de informação necessária para o laudo a distância.
O técnico em radiologia irá colher todo o material necessário no exame e transmitir para a equipe especializada por meio de nuvem. Em seguida, os profissionais irão avaliar todos os dados, emitir o laudo e enviá-lo de volta.
Como implementar a telerradiologia?
Hospitais, clínicas e centros de saúde podem se beneficiar com o serviço de laudo a distância. Sendo necessário apenas implantar a telerradiologia. Para isso, é preciso:
- Garantir que o espaço tenha os equipamentos necessários tanto para exame, quanto para instalação do software;
- Ter técnicos em radiologia qualificados para colher as imagens dos mais variados exames;
- Buscar uma empresa conceituada, que preste o serviço de telerradiologia de forma eficaz e assertiva, como a Telepacs.
Prioridades ao contratar um serviço de laudo a distância
Ao escolher uma empresa para emitir os laudos, é importante fazer uma ampla pesquisa para que a contratação seja bem feita. Para isso, busque empresas que:
- Tenham sistemas práticos: um sistema muito complicado pode atrapalhar ao invés de otimizar o serviço. Por isso, faça uma análise para se certificar de que o sistema utilizado pela empresa é fácil de usar.
- Cadastro no CRM: é imprescindível que a empresa atenda às normas do Conselho Regional de Medicina, bem como que o diretor técnico seja um médico inscrito no CRM.
- Controle de qualidade: certifique-se sobre o controle de qualidade oferecido pela empresa a fim de saber sobre a forma de trabalho deles, como prazos de entrega e preocupação com a qualidade do serviço.
- Suporte: por fim, busque saber mais sobre o suporte técnico oferecido pela empresa. Afinal, se a ideia é prestar um serviço mais eficiente, é preciso um suporte que supra essa demanda, em caso de alguma dificuldade ou problema.
Amplie a oferta de exames em sua clínica, entre em contato com a Telepacs!
Que tal aumentar o leque de exames da sua clínica ou hospital com o laudo a distância? A Telepacs é referência no mercado quando o assunto é telerradiologia. Entre em contato conosco e conheça nossos serviços.