Você sabia que ao contratar uma empresa de telerradiologia, o seu centro de saúde garante uma equipe de radiologistas especialistas?
Com isso, as clínicas médicas e os hospitais podem oferecer diagnósticos e tratamentos altamente especializados, visto que os exames de imagem são analisados, interpretados e laudados por profissionais com ampla experiência na área. Além disso, ao contratar o serviço remoto de emissão de laudos radiológicos, o serviço de saúde passa a oferecer um atendimento mais personalizado e ágil, permitindo que o tratamento se inicie o mais rápido possível e que o paciente esteja cada vez mais satisfeito.
A formação do médico radiologista
A jornada para se tornar um médico radiologista especializado em determinados órgãos ou sistemas é caracterizada por uma longa trajetória educacional e profissional. O primeiro passo é a graduação em medicina, curso que tem duração de seis anos e garante que o profissional possa atuar como médico generalista.
Após se formar em medicina, os profissionais podem escolher a especialidade que desejam seguir, sendo que os interessados em radiologia devem ingressar em um programa de residência médica que tem duração de três anos e é focada no treinamento prático da interpretação de imagens médicas. Ao final desse período (que já totaliza pelo menos nove anos), o profissional é um radiologista e está apto a avaliar exames de imagem de qualquer natureza e a emitir laudos diagnósticos.
Porém, alguns deles optam por fazer uma subespecialização de pelo menos mais um ano e se tornarem radiologistas especialistas, seja para diagnóstico ou para tratamentos intervencionistas (procedimentos minimamente invasivos guiados por imagem para tratar condições médicas). Dessa forma, o profissional adquire cada vez mais experiência e conhecimento na sua área específica.
Principais subespecialidades dentro da radiologia diagnóstica
O médico que trabalha com radiologia diagnóstica pode se subespecializar em sistemas do corpo humano, sendo estas as principais áreas seguidas pelos radiologistas especialistas:
- Musculoesquelética: focada em doenças relacionadas aos ossos, articulações e tecidos moles;
- Abdominal: especializada em imagens do sistema digestivo, órgãos abdominais e pélvicos;
- Torácica: concentra-se nas imagens de tórax, incluindo pulmões, timo e outras estruturas dessa anatomia;
- Cardíaca: focada exclusivamente no coração e seus vasos;
- Pediátricas: especializada em interpretação de exames de imagem de crianças;
- Neuro radiologia: enfoque no sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal) e nervos periféricos.
- Mamária: dedicada ao diagnóstico por imagem da mama.
Por que é importante laudar exames com radiologistas especialistas?
Laudar exames com radiologistas especialistas é fundamental para garantir uma interpretação rigorosa das imagens, visto que as alterações obtidas em imagem só podem ser vistas se analisadas por profissionais altamente capacitados e experientes. Além disso, casos médicos muito específicos ou raros podem requerer a expertise do profissional como parte da equipe médica responsável pela conduta.
Portanto, pode-se dizer que a avaliação dos exames de imagem por radiologistas especialistas oferece os seguintes benefícios:
- Precisão diagnóstica;
- Maior chance de identificar alterações discretas na imagem;
- Abordagem especializada;
- Tomada de decisão informada.
A Telepacs conta com um time completo de radiologistas especialistas!
Diante da importância de contar com profissionais altamente qualificados na interpretação de imagens médicas – seja radiografia, tomografia, ressonância magnética ou outras –, a Telepacs destaca-se ao oferecer um time completo de radiologistas especialistas para laudar exames de imagem à distância, o que confere aos serviços de saúde um grande diferencial em agilidade diagnóstica e qualidade de atendimento.
Afinal, quando se fala em mercado de saúde, uma das grandes preocupações das clínicas médicas e hospitais deve ser a de oferecer diagnósticos cada vez mais precisos e instituir tratamentos cada vez mais precoces e assertivos visando uma recuperação rápida e completa do paciente. Ou seja, a interpretação de exames de imagem ganha muito mais valor se for feita por radiologistas especialistas.