Ao ingressar em um novo emprego, é obrigatório realizar o exame admissional. Contudo, em algumas áreas o trabalhador tem a sua saúde acompanhada mais de perto. Afinal, em casos de exposição a condições adversas, por exemplo, é extremamente importante monitorar os sinais do corpo. Para isso, um dos exames indispensáveis é o Raio-x OIT.

Ao trabalhar diariamente em locais com condições adversas – como é o caso de mineradores, trabalhadores da construção civil, agricultores, entre outros – a exposição excessiva a determinadas substâncias pode ser prejudicial. Por isso, as convenções trabalhistas orientam as empresas, a fim de que elas recorram ao exame de Raio-X padrão OIT. Tornando esse procedimento tão obrigatório quanto exames admissionais e demissionais. 

O que é Raio-x OIT?

O Raio-X OIT é feito para acompanhamento de doenças relacionadas ao trabalho. Esse exame consegue captar diversas estruturas, desde os órgãos internos, até os ossos. Dessa forma, os médicos conseguem ver com detalhes cada parte do corpo. Esse tipo de Raio-x é muito utilizado para verificar a existência de tumores, doenças ósseas, bem como a profundidade do problema. 

Esse exame tem sido cada vez mais utilizado para diagnóstico de doenças delicadas. Por isso, ele deve ser avaliado minuciosamente a fim de que a emissão do laudo seja precisa. Quanto mais rápido o paciente conseguir o resultado do exame, melhor, já que muitas doenças precisam de uma resposta rápida.

Organização Internacional do Trabalho 

A fim de padronizar todas as classificações das radiografias, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) criou uma série de normas a serem seguidas em todos os exames. São elas:

  • O exame pode ser feito apenas por dois profissionais: Médico Radiologista especializado em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, ou por um técnico registrado no Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia;
  • A empresa precisa ter um alvará de funcionamento emitido pela Anvisa;
  • Deve-se ter um registro no Conselho Regional de Medicina focado em radiologia;
  • Nos filmes do exame deve-ser ter o nome do paciente, data do exame e o prontuário;
  • As salas de exame devem ter, no mínimo, 25 metros quadrados;
  • O laudo do exame deve ser assinado pelo médico responsável, e deve ser feito com base no padrão estabelecido pela OIT.

Telerradiologia para exames de Raio-x OIT

A telerradiologia pode ajudar nos exames de Raio-x OIT. Isso porque, manter uma equipe especializada pode estar fora da realidade de muitas clínicas e hospitais; e a falta de mão de obra dificulta todo o processo. Com isso, o resultado é demora na entrega do diagnóstico, que gera insatisfação do paciente.

Neste sentido, com o telediagnóstico, a obrigação de ter uma equipe especializada in loco acaba. Muitas vezes, ter acesso a um técnico em radiologia é mais fácil do que encontrar um médico disponível. Esse profissional pode colher todas as imagens e enviá-las, por um software ou nuvem, para a equipe terceirizada.

Feito isso, a equipe avalia todas as imagens, emite o diagnóstico e envia de volta para a clínica ou hospital. Tudo isso feito por uma equipe qualificada, de forma rápida, eficiente e assertiva.

Entre em contato com a Telepacs!

A Telepacs é referência quando o assunto é telerradiologia. Possuímos uma equipe qualificada para emitir o laudo remoto de exames como o Raio-x OIT e dar uma resposta rápida ao paciente. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços!

Categorias

Posts Recentes

Telerradiologia:
Solicite seu
teste gratuito
!

Nossa equipe de radiologistas fica de prontidão 24h para a entrega dos laudos online e fazer a assessoria médica de alta qualidade para sua clínica ou hospital.

Cadastre-se na nossa newsletter.

Acompanhe nosso blog e fique por dentro das novidades na área da Telerradiologia e Gestão de clínicas e hospitais.