O ESG (Environmental, Social and Governance) é um movimento natural que surgiu em resposta à crescente conscientização sobre sustentabilidade e responsabilidade social por parte das instituições mercadológicas. No Brasil, a integração do ESG na saúde é importante principalmente para enfrentar os desafios de um sistema que foi criado para atender uma população diversa e geograficamente dispersa. 

Dentre as diversas práticas e metodologias para atingir metas mais conscientes está a expansão e a evolução da telemedicina e telerradiologia. Através de inovações tecnológicas como essas, torna-se mais fácil melhorar a equidade e a eficiência no sistema de saúde brasileiro. 

O que é ESG?

A sigla ESG (Environmental, Social and Governance) refere-se a um conjunto de critérios usados pelo mercado para avaliar a sustentabilidade e o impacto ético das organizações frente à sociedade. Assim, os três critérios que compõem a prática ESG repercutem na prática da seguinte forma:

Ambiental

Envolve medidas criadas para minimizar o impacto ambiental das operações, como a redução de resíduos, eficiência energética e uso de recursos renováveis.

Social

Refere-se a como a organização gerencia suas relações com Stakeholders (funcionários, fornecedores, clientes e a comunidade onde opera), o que envolve questões como diversidade e inclusão, direitos humanos e bem-estar dos trabalhadores.

Governança

Esse último critério diz respeito às práticas de gestão e estrutura da organização, que deve agir com transparência, ética nos negócios, conformidade regulatória e incluir os stakeholders na tomada de decisões.

Boas práticas de ESG na saúde

Para que uma instituição de saúde incorpore o ESG é preciso haver um planejamento acerca das ações a serem instituídas, seus impactos na realidade da comunidade e um acompanhamento próximo dos resultados, buscando atingir metas desafiadoras, mas tangíveis.

Após definir quais esferas terão prioridade para cada organização, é hora de traçar o planejamento e as ações, sendo que alguns exemplos de boas práticas e metas a serem implementadas para o ESG na saúde são:

  • Redução de resíduos hospitalares;
  • Uso de energia renovável e práticas de eficiência energética;
  • Digitalização de registros médicos e exames de imagem;
  • Promoção de ações de acesso aos cuidados de saúde para as comunidades carentes (telemedicina e clínicas móveis são alguns exemplos);
  • Transparência na gestão através de relatórios de sustentabilidade e auditorias externas;
  • Atuação em cumprimento às normas e regulamentações do setor.

Impactos do ESG para o setor de saúde

A adoção de práticas ESG na saúde traz uma série de impactos positivos tanto para as organizações quanto para a sociedade em geral.

No pilar ambiental, a adoção de medidas focadas na redução do lixo e resíduos hospitalares ajuda a preservar os recursos naturais ao mesmo tempo em que promove uma redução nos custos operacionais. Ao optar pela telerradiologia, por exemplo, o serviço de saúde reduz o uso de papeis e filmes de difícil decomposição ao mesmo tempo em que diminui os custos com recursos humanos. 

Já no pilar social, com a adoção de ESG na saúde, ganha-se maior confiança por parte dos pacientes e da sociedade, o que pode resultar em maior satisfação e fidelidade do público, além de melhorar a reputação da instituição – que, consequentemente, passa a atrair os melhores profissionais.

Por fim, a transparência nas operações e a responsabilidade corporativa reforçam a confiança dos investidores e outros stakeholders, desde os colaboradores até os conselheiros administrativos e a comunidade. Isso pode levar a um maior influxo de investimento e apoio para a instituição de saúde e suas iniciativas.

Ou seja, a integração de critérios ESG na saúde não só contribui significativamente para um futuro mais sustentável e equitativo, mas também melhora a eficiência e a reputação das organizações de saúde. 

Transforme sua instituição de saúde com o ESG

A Telepacs se preocupa com a integração de práticas ESG na saúde! Descubra como reduzir impactos ambientais, melhorar a gestão social e garantir transparência com nossas soluções em telemedicina e telerradiologia. Visite nosso site e saiba mais sobre nosso compromisso com a sustentabilidade.

Categorias

Posts Recentes

Telerradiologia:
Solicite seu
teste gratuito
!

Nossa equipe de radiologistas fica de prontidão 24h para a entrega dos laudos online e fazer a assessoria médica de alta qualidade para sua clínica ou hospital.

Cadastre-se na nossa newsletter.

Acompanhe nosso blog e fique por dentro das novidades na área da Telerradiologia e Gestão de clínicas e hospitais.

Solicite seu teste gratuito!

Nossa equipe de radiologistas fica de prontidão 24h para a entrega dos laudos online e fazer a assessoria médica de alta qualidade para sua clínica ou hospital.