Infelizmente a Covid-19 ainda é uma triste realidade no Brasil e no mundo. No país, 35,9 milhões de pessoas já foram infectadas e, infelizmente, 622 mil perderam suas vidas. Recentemente estamos vivendo uma alta dos casos e, por isso, o exame RT-PCR tem sido bastante demandado. O que poucas pessoas sabem é que a TC de Tórax para a Covid-19, também tem ajudado no tratamento dessas pessoas.

Como funciona o exame de Tomografia Computadorizada?

A Tomografia Computadorizada é um exame totalmente indolor. Ele deve ser feito por um técnico em radiologia, que saberá manusear a máquina e adquirir as imagens e dados necessários. 

Para a realização do exame, o paciente se deita em uma mesa que se move para dentro de um túnel, o tomógrafo. Durante o processo o tubo se movimenta em círculos e colhe as imagens. O paciente deve se manter imóvel para que todas as imagens fiquem nítidas, mas é um exame muito rápido e não apresenta dificuldade.

TC de Tórax para COVID-19

Na Tomografia Computadorizada de Tórax é possível estudar toda a parte do tórax. Durante o exame são avaliados desde a parte óssea, até o tecido pulmonar e os vasos sanguíneos. Geralmente esse exame é solicitado quando há sintomas, ou seja, tosse, falta de ar, febre ou dor. Neste caso, o médico irá estudar o tórax para ver possíveis causas de todos esses sinais.

Foi exatamente por isso que a demanda por esses exames foi aumentando ao longo da pandemia. Em alguns momentos a TC de Tórax para Covid-19 foi utilizada até mesmo para diagnóstico da doença. Após um tempo, o Colégio Americano de Radiologia (ACR) criou uma série de recomendações para esse processo, são eles:

  • A TC de tórax para Covid-19 não deve ser feito para rastreio da doença ou como um exame de primeira escolha;
  • É interessante reservar o uso da TC de tórax para pacientes que estão sintomáticos e hospitalizados a fim de acompanhar a evolução do quadro de cada um;
  • Mantenha todos os aparelhos de radiologia, fixos ou portáteis, bem higienizados e limpos e faça a desinfecção toda vez que ele for utilizado;
  • Reserve o uso da TC para pacientes hospitalizados e sintomáticos com indicações clínicas específicas.

A Tomografia Computadorizada também pode ser solicitada após o tratamento da Covid, isso porque alguns pacientes acabam tendo sequelas da infecção, fator que precisa ser avaliado de perto.

Agilidade no diagnóstico com a telerradiologia

O uso da tecnologia foi imprescindível para que a demanda por tomografias e outros exames fosse suprida. A telerradiologia foi uma válvula de escape, pois ampliou o atendimento e, principalmente, a resposta rápida aos pacientes.

Trata-se da emissão de laudos de exames feita remotamente. Neste sentido, o técnico em radiologia atende o paciente e adquiri todas as imagens necessárias para avaliação. Ele envia esse material para a equipe terceirizada que irá analisar todo o material recolhido e emitir o diagnóstico, devolvendo-o para a clínica e hospital para que o tratamento seja iniciado.

Entre em contato com a Telepacs agora mesmo!

Conte com a tecnologia como aliada para uma resposta médica eficiente e assertiva do seu centro médico ou hospital. Entre agora mesmo em contato com a Telepacs, referência no assunto e conheça todos os nossos serviços.

Categorias

Posts Recentes

Telerradiologia:
Solicite seu
teste gratuito
!

Nossa equipe de radiologistas fica de prontidão 24h para a entrega dos laudos online e fazer a assessoria médica de alta qualidade para sua clínica ou hospital.

Cadastre-se na nossa newsletter.

Acompanhe nosso blog e fique por dentro das novidades na área da Telerradiologia e Gestão de clínicas e hospitais.