O câncer de mama é o câncer mais comum entre as mulheres no mundo todo. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no ano de 2021, 66.280 novos casos foram diagnosticados no Brasil. A mamografia é o principal exame de rastreamento do câncer de mama.
O exame é relativamente simples. Contudo, tem grande importância no diagnóstico precoce do câncer. Essa avaliação é uma espécie de raio X das mamas. O objetivo é, de fato, rastrear a presença da doença.
O exame é capaz de detectar nódulos nos seios das mulheres. Ele é importante pois nem sempre eles são palpáveis, portanto, podem surgir de forma silenciosa. Caso o laudo de mamografia aponte a presença de nódulos, será necessário realizar outros procedimentos a fim de avaliar se o tumor é benigno ou maligno, bem como todas as suas características.
Como funciona o exame de Mamografia?
Na hora da avaliação, os seios da paciente devem ficar entre as duas placas do mamógrafo. Durante o processo, é importante que ela permaneça imóvel e prenda a respiração por alguns segundos. É comum sentir um desconforto devido a compressão pelo aparelho.
Apesar de não haver a necessidade de nenhum preparo prévio, é indicado que a paciente vista roupas leves no dia do exame. Dessa forma, a captação das imagens é facilitada.
O uso de desodorantes ou talco na região das mamas é proibido antes do exame, pois esses produtos podem interferir nas imagens. O tempo de duração do exame de mamografia é, geralmente, de 15 a 25 minutos.
Quando a Mamografia deve ser realizada?
Segundo o Ministério da Saúde, a mamografia deve ser realizada a cada dois anos por mulheres entre 50 e 69 anos. Já a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), recomenda que as mulheres sejam submetidas ao exame a partir dos 40 anos e até os 74.
Porém, em casos específicos, como quando a mulher tem casos de câncer de mama na família, pode ser necessário começar a avaliação mais cedo. Em situações como essa, o intervalo entre uma mamografia e outra pode, inclusive, ser menor.
De modo geral, o procedimento é relativamente simples. Durante o processo, a mulher deve ficar em pé diante do aparelho chamado mamógrafo. É nele que as imagens serão capturadas.
Laudos de Mamografia à distância para clínicas
Para otimizar a emissão de laudos de mamografia, atualmente, é possível contratar serviços de telerradiologia. Trata-se de uma especialidade dentro da radiologia que emite laudos médicos de forma remota.
O aparelho de raio X digital, que é usado para a mamografia, deve ser comandado por um radiologista. Contudo, apenas radiologistas especializados ou mastologistas podem emitir o laudo do exame. Neste sentido, a telerradiologia se torna uma economia para clínicas e hospitais.
Os exames são enviados para a plataforma de telerradiologia. O próprio aparelho é configurado para fazer o envio automaticamente. Desta forma, todo o serviço é otimizado e realizado em tempo hábil. Por consequência dessa otimização, as pacientes recebem o resultado dos exames muito mais rápido!
Benefícios dos laudos à distância.
Comodidade e eficiência podem andar juntos! Conheça os inúmeros benefícios da emissão de laudos a distância.