A tomografia é um exame de imagem moderno que faz o mesmo uso da radiografia. Porém, diferente do método tradicional do Raio X a tomografia permite a emissão de Raios X em 360 graus em torno do paciente. Sendo assim, é possível obter imagens em 2 dimensões, auxiliando muito os médicos radiologistas no seu diagnóstico.
Além disso, as imagens são geradas de forma digital e que podem ser visualizadas de onde o médico estiver, facilitando muito o laudo à distância.
O exame de tomografia é rápido, não invasivo e indolor. A indicação do exame pode ser para diversos diagnósticos como: confirmação e avaliação de danos provocados pelo AVC; diagnóstico de doenças respiratórias como a pneumonia e covid; rastreamento de câncer de pulmão; detalhamento de fraturas e traumas ósseos; avaliação da estrutura do músculo cardíaco; estudo das artérias coronárias e carótidas; monitoramento de próteses; identificação de cálculos renais; e muitos outros diagnósticos.
Angiotomografia (O que é? Qual a diferença de tomografia?)
A angiotomografia é um exame que permite a visualização de placas de gordura ou cálcio no interior das veias e artérias do corpo. Esse tipo de exame pode diagnosticar aneurismas e obstruções dos vasos sanguíneos, além de detectar calcificações coronarianas. E para que essas patologias sejam diagnosticadas a angiotomografia faz o uso do contraste, que aumenta a clareza das imagens e permite melhor visualização.
Os exames mais solicitados são:
- Angiotomografia arterial cerebral: exame solicitado para avaliar a obstrução das artérias cerebrais e para pesquisa de aneurismas;
- Angiotomografia venosa cerebral: importante exame para avaliação de obstrução das veias cerebrais por causas extrínsecas, trombose e malformações;
- Angiotomografia de veias pulmonares: normalmente é solicitado em caso de pré-ablação;
- Angiotomografia de aorta abdominal: solicitado para avaliar doenças vasculares e antes ou depois da colocação de uma prótese;
- Angiotomografia de aorta torácica: exame para avaliação de doenças vasculares e antes ou depois de colocação de próteses;
- Angiotomografia de abdome: exame solicitado para diagnóstico de doenças vasculares.
Tomografia Abdominal
A tomografia abdominal é o exame de imagem dedicado a avaliar as patologias do abdome. Neste exame, o médico radiologista tem acesso às imagens de estruturas como o intestino, pâncreas, fígado, rins, vesícula biliar e baço.
Além disso, esse tipo de exame pode ser solicitado com ou sem o uso de contraste, facilitando a visualização de alguns tecidos.
A tomografia de abdome é solicitada para investigar anormalidades de diversas estruturas e como anda o funcionamento dos órgãos. Uma das maiores solicitações envolvem a avaliação de tumores. As principais indicações para esse exame pode ser:
- Tumores;
- Traumas abdominais;
- Colite ulcerosa;
- Pedras nos rins;
- Diverticulite;
- Apendicite;
- Pancreatite;
- Aneurisma da aorta abdominal;
- Doença de Crohn;
- Pedra na vesícula;
- Cirrose.
Tomografia de tórax para Covid
A tomografia de tórax é um importante exame de imagem para o diagnóstico de doenças pulmonares. Mas, além disso, é um importante aliado no diagnóstico para a COVID-19, avaliando não a presença do vírus mas sim a complicação pulmonar presente.
Isso porque a Covid pode apresentar sintomas respiratórios graves e a tomografia pode avaliar a gravidade e extensão de problemas pulmonares, seja em pacientes com suspeita ou já confirmados pela doença.
A tomografia pode auxiliar no avanço da doença e para saber o quanto ela afetou os pulmões do paciente, assim o médico pode avaliar o tratamento mais adequado para o quadro da doença.
Benefícios dos laudos à distância.
Comodidade e eficiência podem andar juntos! Conheça os inúmeros benefícios da emissão de laudos a distância.