A tecnologia tem revolucionado diversas áreas da vida humana, e na saúde não é diferente, por isso instalar o telecomando é essencial. Na área da telemedicina, a Central de Radiologia Remota (ou telecomando) tem ganhado muito espaço, pois essa tecnologia voltada especificamente para a realização de exames de imagem – como Ressonância magnética (RM) e Tomografia Computadorizada (TC) – proporciona maior flexibilidade para hospitais e clínicas e um aprimoramento do atendimento ao público.
O que é telecomando?
Tal como a telerradiologia, o telecomando é uma modalidade que utiliza a tecnologia da comunicação à distância para que profissionais da saúde operem equipamentos médicos, especialmente a RM e a TC, de forma remota. Assim, ao instalar o telecomando, diversas cidades e instituições localizadas em regiões mais afastadas passam a ter acesso a profissionais altamente qualificados e experientes que estão localizados em grandes centros e a qualquer horário do dia.
Dessa forma, o serviço especializado de diagnóstico por imagem torna-se acessível a uma maior parte da população, ao mesmo tempo, em que as clínicas e hospitais que optam por instalar o telecomando conseguem economizar sem perder qualidade de serviço.
Como o telecomando funciona na prática
Na prática, o telecomando possibilita que um especialista em radiologia possa operar com precisão os equipamentos de RM e TC mesmo estando em um local diferente do paciente.
Após instalar o telecomando no serviço de saúde, estabelece-se uma comunicação entre equipamento e operador através de sistemas de transmissão de dados em tempo real, permitindo que o profissional(remoto) interaja diretamente com a equipe local. Esse fluxo de trabalho reduz o tempo de espera do paciente e acelera o diagnóstico, contribuindo para um tratamento mais ágil e adequado.
Benefícios do telecomando para exames de RM e TC
A utilização do telecomando traz uma série de benefícios quanto aos exames de RM e TC, tanto para pacientes quanto para profissionais de saúde e para as próprias instituições. Dentre os principais benefícios de instalar o telecomando, destacam-se:
- Qualidade na aquisição de imagens
- Acesso a profissionais especializados: pequenos hospitais e clínicas localizados em áreas remotas podem acessar o conhecimento de profissionais especializados sem a necessidade de tê-los fisicamente presentes;
- Redução de custos: o custo da contratação de serviços de telecomando é menor do que o custo de manter um especialista de grande experiência em tempo integral na equipe local;
- Maior flexibilidade de horários: ao contratar e instalar o telecomando, o serviço de saúde consegue organizar de forma mais eficiente os horários dos profissionais, otimizando os recursos disponíveis.
Requisitos para instalar o telecomando em sua clínica ou hospital
Para instalar o telecomando e garantir uma operação tranquila, é preciso ter uma estrutura física adequada, conexão de internet estável e de alta velocidade para não comprometer a transmissão de dados em tempo real.
Também é preciso certificar-se que o serviço de saúde tenha certificação e autorização legal para praticar a telemedicina conforme descrito na Lei 14.510/22. E, por fim, é necessário providenciar treinamento adequado para a equipe local que ficará responsável por auxiliar a equipe remota durante o exame.
Telecomando Telepacs
A solução “Telecomando Telepacs” é uma plataforma que oferece tecnologia de ponta para que clínicas, hospitais e outros serviços de saúde possam realizar exames de imagem à distância com segurança, qualidade e menor custo. Assim, ao instalar o telecomando, clínicas e hospitais adquirem vantagens significativas tanto para os pacientes quanto para o próprio serviço, que passa a oferecer atendimento com equipe especializada em radiologia 24 horas por dia.