As inovações tecnológicas desempenham um papel cada vez mais central na medicina, pois permitem que os serviços de saúde ofereçam melhores experiências aos usuários que, por sua vez, se beneficiam de diagnósticos mais rápidos e precisos e de tratamentos efetivos. Nesse cenário, uma das tecnologias que mais cresce é o comando remoto na radiologia, que permite a realização de exames de imagem com um operador à distância.
O que é comando remoto na radiologia?
O comando remoto na radiologia é uma prática avançada e tecnológica que permite que os aparelhos de Ressonância e Tomografia sejam operados à distância, ou seja, sem que o operador especialista precise estar fisicamente presente no mesmo local que o paciente. Para isso, o comando remoto utiliza tecnologias de telecomunicação e transmissão de dados que conectam profissionais de saúde a equipamentos de radiologia em tempo real, possibilitando não só comandar dos equipamentos, mas a comunicação com o paciente para ditar instruções e guiá-lo durante o procedimento.
Como funciona o comando remoto de exames de imagem?
Por mais que a ideia de realizar um exame de imagem com o operador especialista à distância pareça contraproducente, na verdade essa é uma técnica que vem crescendo e se consolidando entre as clínicas de saúde e hospitais pois, na verdade, acaba aumentando a produtividade e eficiência do centro de saúde. Assim, para que o comando remoto na radiologia seja realizado de forma séria e eficiente, alguns passos e critérios devem ser seguidos.
O primeiro passo é garantir uma conexão digital eficiente e confiável que permita uma comunicação segura entre o especialista remoto e o equipamento do exame. Dessa forma, o operador pode se comunicar com o paciente e a equipe local e controlar totalmente os parâmetros do equipamento.
Em seguida, com tudo ajustado, o operador realiza o procedimento, guiando o paciente e mantendo contato constante com a equipe local. Finalmente, com as imagens do exame em mãos, o centro de saúde parte para o próximo passo, que consiste na análise das imagens e emissão do laudo médico.
Ou seja, com o comando remoto na radiologia é possível compartilhar as imagens instantaneamente com a equipe médica local. Outra opção é considerar os serviços de Telerradiologia e emitir laudos à distância.
Diferenças em relação ao cenário tradicional de operação
No cenário tradicional, em que a presença física do operador especialista no local do exame é obrigatória, não é incomum haver poucos profissionais para atender uma grande demanda de exames, o que pode afetar negativamente o serviço oferecido.
Afinal, esses profissionais enfrentam a carência de uma qualificação sólida e treinamento especializado adequado aos equipamentos cada vez mais inovadores, variados e dotados de uma extensa gama de funcionalidades. Em ambientes como hospitais, clínicas ou centros de imagem, é comum a coexistência de uma variedade de máquinas, cada uma apresentando distintos períodos de utilização, marcas e tecnologias, intensificando a complexidade do aprimoramento técnico da equipe de operadores.
Uma alternativa para lidar com essa disparidade entre profissionais e o crescente número de máquinas, cada uma com suas particularidades, é a introdução de sistemas que permitam a operação e controle remoto desses equipamentos.
A prestação de serviços de saúde especializados à distância reduz a necessidade da presença física dos operadores. Isso viabiliza que os profissionais locais se dediquem integralmente ao atendimento e à segurança do paciente, enquanto o operador remoto concentra-se exclusivamente na operação do equipamento. Dessa forma, surge uma abordagem com grande potencial para ampliar o acesso, aprimorar a qualidade e otimizar a eficiência de todo o processo.
Principais vantagens do comando remoto na radiologia
Dentre as inúmeras vantagens do comando remoto na radiologia – tanto para o paciente quanto para o radiologista e o serviço de saúde – pode-se citar:
- Agilidade diagnóstica, permitindo que os planos de tratamento sejam iniciados imediatamente;
- Acesso a operadores altamente especializados para pacientes de regiões remotas ou locais carentes de especialistas;
- Redução de custos operacionais por diminuir a necessidade de operadores presencialmente;
- Maior flexibilidade de horários já que a equipe de comando remoto atua 24h por dia, o que também ajuda a não sobrecarregar um único profissional.
- Otimização de protocolos de aquisição de imagem e redução de reconvocação de pacientes
Quais exames de imagem podem usufruir dessa tecnologia?
Os exames que podem ser feitos via comando remoto são principalmente aqueles que geram imagens estáticas e cuja complexidade muitas vezes exige uma análise minuciosa por radiologistas especializados e experientes. Dentre eles destacam-se a Tomografia Computadorizada (TC) e a Ressonância Magnética (RM), utilizados para avaliação de órgãos diversos, incluindo doenças cerebrais, abdominais e torácicas, seja em critério ambulatorial ou em cenário de urgência.
Entre em contato com a Telepacs!
Para conhecer melhor a tecnologia do comando remoto na radiologia e usufruir de seus benefícios, entre em contato com a Telepacs!