O setor de saúde no Brasil é caracteristicamente repleto de desafios para todos que nele atuam, o que demanda abordagens inovadoras e soluções eficazes para garantir destaque e um bom posicionamento no mercado. Assim, é fundamental estar atento às tendências que predominam no setor de saúde em 2024, como a dificuldade de acesso à saúde por grande parcela da população, a sustentabilidade financeira no setor privado e o persistente crescimento dos custos médicos – fator que se relaciona diretamente aos outros dois desafios.
Ou seja, conhecer o mercado e se antecipar às dores e tendências deste ano é o primeiro passo para se destacar como fornecedor e prestador de serviços, seja para o paciente, seja para intermediários.
A importância da gestão de qualidade no setor de saúde
A gestão de qualidade é um dos pilares fundamentais para enfrentar os desafios de qualquer setor econômico, independente de lidar com o consumidor final (B2C) ou com outro fornecedor de serviços (B2B). Porém, quando se fala especificamente no setor de saúde, o “produto” com que se está lidando é muito mais delicado do que qualquer bem material, de tal forma que as exigências do consumidor demandam uma gestão impecável para que as expectativas sejam alcançadas.
Assim, é preciso estar atento às principais tendências para o setor de saúde em 2024 a fim de se adiantar aos diferenciais de mercado que ajudarão a otimizar recursos, oferecer melhores serviços e, consequentemente, construir uma base sólida para a inovação.
Principais dores e tendências para o setor de saúde em 2024
Soluções tecnológicas e jornada digital
O advento de soluções tecnológicas inovadoras ganha ainda mais força em 2024 por permitir transformar a jornada do paciente, sendo que os principais contribuintes para uma prestação de serviços mais ágil e eficaz são:
- Integração de sistemas digitais;
- Automação de processos;
- Implementação de inteligência artificial;
- Telediagnóstico;
- Telecomando.
Interoperabilidade de dados e LGPD
A conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) deve ser levada muito a sério no setor da saúde em 2024, principalmente porque a interoperabilidade de dados é cada vez mais utilizada por ajudar as instituições e profissionais a terem uma visão abrangente do histórico de saúde de cada paciente.
Prevenção de doenças e cuidado integral
O foco na prevenção de doenças e no cuidado integral ganha força como estratégia para conter os custos e promover a saúde a longo prazo, e nesse cenário os programas de telemonitoramento e intervenções precoces destacam-se como diferenciais para os fornecedores de serviços.
Verticalização na saúde
A verticalização na saúde, compreendida como a integração de diferentes serviços em uma única estrutura organizacional, visa integrar e otimizar a coordenação entre os diversos estágios do cuidado, proporcionando uma experiência mais eficiente e satisfatória para os pacientes.
Telemedicina
A telemedicina já é consolidada como uma ferramenta essencial para as instituições e deve continuar evoluindo no setor de saúde em 2024. Dentre suas modalidades, que são diversas, destacam-se a telerradiologia e o telecomando, metodologias que permitem a interpretação remota de exames de imagem e o controle remoto de aparelhos de exames de imagem, garantindo ganho de tempo, saúde e eficácia aos pacientes, médicos, clínicas e hospitais.
Entre em contato com a Telepacs e otimize o seu centro de saúde!
Diante das tendências e transformações previstas para o setor de saúde em 2024, a busca por parceiros especializados e com experiência concreta no mercado é cada vez mais importante. Nesse meio, a Telepacs destaca-se como empresa líder em soluções de telerradiologia e telecomando, oferecendo tecnologia de ponta para otimizar o funcionamento de centros de saúde.
Entre em contato com a Telepacs e conheça o que há de mais moderno em tecnologia remota para a medicina.