Tema muito abordado e discutido entre empresas de todos os setores, o ESG (sigla para Environmental, Social and Governance) sinaliza o interesse das organizações em colaborarem com o meio ambiente e com a construção de um mundo mais justo. Nesse sentido, é importante lembrar que embora seja um grande desafio para muitas empresas e profissionais, também há espaço para o ESG na saúde.

Desafio da radiologia convencional

Um dos grandes desafios do ESG na saúde é na área da radiologia, principalmente em termos de sustentabilidade ambiental. Primeiramente porque os equipamentos para gerar exames de imagem consomem quantidades substanciais de energia elétrica e gás hélio, principalmente maquinários mais antigos.

Além disso, essa área da medicina diagnóstica utiliza uma quantidade excessiva de papéis, filmes e outros materiais, principalmente em clínicas de exames de imagem, que precisam imprimir desde as fichas de pacientes até o resultado da radiografia, tomografia ou qualquer outro exame para que seja levado a um médico externo.

Por fim, é válido lembrar, que a impressão de exames de Raio-X é feita em filmes – ou películas radiográficas – utilizando produtos químicos para o processo de revelação. Ou seja, além de gerar material de difícil decomposição, o uso desses produtos pode comprometer o meio ambiente se o descarte não for feito de maneira correta.

Avanços tecnológicos na radiologia

Ciente de todos esses desafios ambientais, os avanços tecnológicos na radiologia buscam transformar a maneira como os exames de imagem são realizados, armazenados e documentados. Portanto, as fabricantes de equipamentos radiológicos têm cada vez mais desenvolvido equipamentos com a promessa de reduzir o consumo de energia e aumentar a eficiência energética. 

Dessa forma, além de diminuir os danos ambientais, é possível que a longo prazo essa eficiência se reverta em responsabilidade social, tornando os exames diagnósticos muito mais acessíveis e levando a saúde a uma parte muito maior da população. 

Porém, além do foco em reduzir os gastos energéticos, uma das formas de evidenciar o ESG na saúde é através da digitalização dos processos, sejam eles administrativos ou clínicos. Para isso, grandes hospitais e clínicas já iniciaram – ou até já finalizaram – a transição do processo radiológico do tradicional para o digital, o que reduz consideravelmente o uso de papel e filme, além de garantir maior segurança para os dados dos pacientes. 

Vale destacar, também, que a radiologia digital pode ser dividida em direta ou indireta. Na indireta os raios-x são captados por uma placa física que deve ser escaneada para que a imagem seja enviada ao computador, enquanto na direta não há esse caminho e o resultado do exame é transmitido em uma única via para o computador.

Benefícios ESG da modernização em radiologia

A modernização em radiologia traz inúmeros benefícios ambientais e também contribui para os outros critérios ESG: social e de governança. Ou seja, ao optar por equipamentos mais modernos e que otimizam o uso de recursos naturais, a empresa demonstra uma preocupação legítima com as metas globais de sustentabilidade e responsabilidade social.

Assim, dentre os benefícios do ESG em saúde pode-se citar:

  • O investimento em equipamentos modernos traz retornos financeiros significativos;
  • Colaborar para uma redução no consumo de energia elétrica é uma forma de cuidar do futuro;
  • Empresas comprometidas com sustentabilidade têm melhor reconhecimento por parte da opinião pública;
  • Existem incentivos financeiros para organizações que buscam reduzir os impactos negativos no ambiente e sociedade.

Por fim, é bastante claro, mas importante reforçar, que a modernização dos equipamentos na radiologia, a transição para o digital e a preocupação plena com ações que ajudam a reduzir o impacto da radiologia no meio ambiente, consequentemente causa impacto positivo na reputação e credibilidade das instituições de saúde.

Categorias

Posts Recentes

Telerradiologia:
Solicite seu
teste gratuito
!

Nossa equipe de radiologistas fica de prontidão 24h para a entrega dos laudos online e fazer a assessoria médica de alta qualidade para sua clínica ou hospital.

Cadastre-se na nossa newsletter.

Acompanhe nosso blog e fique por dentro das novidades na área da Telerradiologia e Gestão de clínicas e hospitais.