A medicina é repleta de normas e técnicas e, por isso, várias siglas diferentes vão surgindo para nomear tudo dentro deste amplo setor. Na radiologia moderna, por exemplo, é trabalhado uma grande quantidade de dados, uma vez que essa área atua com imagens de diagnóstico e muitos arquivos. Por isso, siglas como PACS, RIS, CIS, LIS e HIS são comumente utilizadas.
Mas venhamos e convenhamos, é difícil entender tantas abreviações. Por isso, a Telepacs preparou um pequeno dicionário para você compreender todas essas siglas e como elas auxiliam na comunicação dentro desse setor.
PACS: entenda mais sobre essa sigla
PACS é a sigla para a expressão em inglês Picture Archive and Communication System, que em português significa Sistema de Arquivamento e Compartilhamento de Imagens. O PACS tem como principal objetivo facilitar o gerenciamento de todas as imagens colhidas, a fim de monitorar o quadro do paciente e toda a sua evolução.
No sistema PACS é possível armazenar todos os exames no formato DICOM, de forma democrática e permitindo que qualquer membro da equipe do centro de saúde possa acessar o conteúdo e pesquisar informações sobre o quadro do paciente.
Em resumo, as principais funções de um PACS são:
- Possibilidade de criar listas de trabalho para toda a equipe;
- Armazenamento e transferência das imagens recolhidas nos exames;
- Distribuição dessas imagens para outros sistemas;
- Visualização de imagens de exames.
Sistema de Informação em Radiologia (RIS)
RIS é a sigla para a expressão em inglês Radiology Information System, na tradução, Sistema de Informação de Radiologia. Esse sistema ajuda a manter o controle sobre todos os exames feitos em um centro de saúde.
O RIS é um excelente auxílio na organização dos processos de uma clínica, cooperando no fluxo de um trabalho mais ágil e independente. Esse sistema tem um grande diferencial: permite o agendamento de exames através de uma interface web. Ele ainda auxilia no controle de estoque, financeiro e de faturamento do centro de imagem.
Dentre suas principais funções, destacam-se:
- Admissão de pacientes e agendamento de exames;
- Armazenamento de laudos de exames;
- Gestão de fluxo de trabalho do local;
- Integração DICOM.
Sistema de Informação Clínica (CIS)
CIS é a sigla para expressão Clinical Information System, que em português significa Sistema de Informação Clínica. Seu principal objetivo é unificar todas as soluções de softwares que auxiliam no gerenciamento das informações de um centro de saúde.
Dentre suas principais funções, podemos destacar:
- Possibilidade de criar um planejamento de tratamento para os pacientes;
- Importante auxílio para as decisões clínicas;
- Aquisição, submissão e recuperação de dados clínicos.
Sistema de Informações de Laboratório (LIS)
LIS é a sigla para a expressão Laboratory Information System, que significa sistema de informação de laboratório. Ele é responsável por gerenciar e armazenar os dados e informações para laboratórios de análises clínicas.
O LIS se destaca por seu apoio a organizações de saúde e seus laboratórios associados. Dessa forma, possibilita o relacionamento de dados sensíveis de pacientes, como análises sobre infecção, imunologia e diagnóstico do tratamento.
Principais funções:
- Gestão e realização de variados exames;
- Entrega de resultados desses exames;
- Recebimento de pedidos dos exames.
Sistema de Informação Hospitalar (HIS)
O HIS do inglês Hospital Information System, ou seja, sistema informatizado de gestão hospitalar, é um software que foca em todas as necessidades administrativas de um hospital. Ele age fornecendo informações sobre o histórico de saúde do paciente através de acessos restritos.
Por isso, o HIS permite que os funcionários desenvolvam, registrem e consultem informações de pacientes no sistema. Ele integra a comunicação interna e externa de um centro de saúde.
O dia a dia de um centro de saúde pode ser leve e funcional!
A implementação de ferramentas que auxiliem um centro de saúde é extremamente importante para a otimização dos serviços. Um deles é a telerradiologia, que aumenta a agilidade no serviço, proporciona economia e auxilia na oferta de novos exames, mesmo em clínicas mais distantes.
A Telepacs está pronta para te atender!
Que tal levar tecnologia para o seu centro de saúde com os sistemas PACS, RIS, CIS, LIS e HIS? A Telepacs possui uma equipe qualificada para te ajudar. Entre em contato conosco e saiba mais!