Com a crescente demanda por serviços médicos especializados, a Telerradiologia tem ajudado hospitais e clínicas a aumentarem a eficiência e a capacidade de atendimento sem comprometer o orçamento. Afinal, através dessa solução é possível reduzir custos com equipe profissional e, simultaneamente, oferecer diagnósticos e tratamentos mais assertivos e em menor tempo.
O que é Telerradiologia?
A Telerradiologia é um processo que envolve a captura digital de imagens radiológicas em um hospital ou clínica e seu envio eletrônico para um radiologista à distância. Esse especialista, por sua vez, recebe e interpreta as imagens para então enviar um relatório detalhado de volta ao local de origem. Dentre os exames que podem ser transmitidos e analisados via Telerradiologia estão as radiografias, tomografias computadorizadas e ressonâncias magnéticas.
Benefícios da Telerradiologia na redução de custos operacionais
A Telerradiologia é uma alternativa para que hospitais reduzam seus custos operacionais com equipes especializadas em radiologia de alta complexidade sem comprometer a qualidade do serviço prestado.
Redução da necessidade de radiologistas in loco
Com a Telerradiologia, hospitais em áreas remotas ou com menor volume de pacientes não precisam contratar radiologistas presenciais em tempo integral. Ou seja, os hospitais têm acesso a serviços especializados de radiologia sem os custos de contratação e manutenção de uma equipe local.
Acesso a especialistas a qualquer hora
Ao contratar um serviço de Telerradiologia, os hospitais têm acesso a profissionais especializados 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso é particularmente vantajoso em situações de emergência ou durante horários fora do expediente regular, quando a presença de um radiologista no local pode ser limitada.
Melhoria na eficiência do diagnóstico
A Telerradiologia possibilita que as imagens radiológicas sejam analisadas por profissionais altamente capacitados e especializados, que muitas vezes se concentram nas grandes cidades. Isso resulta em diagnósticos mais rápidos e precisos, menor tempo de espera e um fluxo de trabalho otimizado.
Redução de custos com infraestrutura
Com a Telerradiologia, não é preciso investir em instalações físicas adicionais ou em equipamentos caros de radiologia em todas as unidades. Assim, podem alocar melhor os recursos e reduzir os custos relacionados aos exames de imagem, sem comprometer a qualidade do atendimento prestado.
Como implementar a Telerradiologia
O primeiro passo para implementar a Telerradiologia é escolher a plataforma de trabalho que será utilizada. Esse sistema deve ser compatível com os equipamentos de imagem e ser integrável com outros softwares hospitalares. Além disso, é importar treinar a equipe médica e operacional e desenvolver um protocolo de trabalho que inclua:
- Procedimentos para capturar e transmitir imagens;
- Auditorias regulares;
- Fluxos de trabalho bem definidos para exames de rotina, de urgência e de emergência;
- Comunicação eficiente entre os radiologistas remotos e a equipe local.
Itens que são importantes considerar
Tal como ocorre durante a implementação de qualquer nova tecnologia, a transição para a Telerradiologia não está livre de desafios. O primeiro deles é garantir que os profissionais envolvidos compreendam e aceitem as mudanças. Para isso, o gestor deve manter um diálogo aberto, o que ajudará a superar a resistência inicial.
Já com relação à tecnologia, é preciso garantir que:
- Os dados sejam armazenados de forma segura;
- Os dados estejam em conformidade com as regulamentações de privacidade e proteção vigentes;
- A transmissão das imagens e informações dos pacientes seja feita por meio de redes seguras e criptografadas;
- Uma internet de alta velocidade, servidores confiáveis e sistemas de backup adequados.
Ou seja, para aderir à Telerradiologia e garantir uma transição segura e eficiente para esse novo modelo, é importante investir em capacitação, informação, infraestrutura e tecnologia. Portanto, se você é gestor hospitalar, não perca a oportunidade de aumentar a eficiência e reduzir os custos operacionais de seu negócio
Entre em contato com a Telepacs, referência em soluções de Telerradiologia.