O pleno funcionamento de um centro de saúde depende de uma série de fatores. Essa tarefa pode não ser simples, pois demanda empenho, foco e, principalmente, planejamento estratégico. Saber como gerenciar uma clínica de imagem é de extrema importância para atender os pacientes adequadamente e auxiliá-los com sua saúde.

Os exames de imagem ocupam um papel importante e, muitas vezes, decisivos no tratamento de inúmeras doenças. Dados apontam que mais de 80% das visitas e internações em hospitais e sistemas de saúde demandam de pelo menos um exame desse tipo. Esse índice reforça a relevância desse trabalho.

Neste sentido, gerenciar uma clínica de imagem requer alguns cuidados. Dentre eles o de manter uma planilha de controle de toda movimentação acerca do estabelecimento. Fazer um fluxo de caixa; investir em um espaço e equipamentos de boa qualidade; contratar uma equipe especializada e sempre prezar por um bom atendimento são práticas essenciais para o sucesso de um centro de diagnóstico por imagem.

A excelência operacional é fundamental

Uma equipe especializada é fundamental no departamento de imagem de um hospital, clínica ou centro de saúde. Somente com um quadro de funcionários qualificados será possível garantir excelência operacional.

A partir disso, um serviço eficaz será prestado para o paciente. Mas a própria empresa se beneficia disso, uma vez que tal assertividade evita desperdício de recursos e tempo.

Fluxo de pacientes e operações técnicas

O fluxo de pacientes e as operações técnicas são dois “termômetros” para medir se um departamento de imagem tem sido eficiente. Por isso, na hora de gerenciar uma clínica, é importante perceber como se comporta o fluxo de pacientes durante o dia e durante o mês, evitando lotação e longo tempo de espera para atendimento.

Isso proporciona experiências positivas e otimiza o uso dos recursos e equipamentos. É importante, portanto, um planejamento estratégico para que todo departamento funcione de maneira sincronizada. Melhorias operacionais podem ser feitas a todo momento. É importante sempre buscar o feedback dos clientes e dos próprios funcionários, a fim de ir adaptando o que for preciso.

Como gerenciar uma clínica de imagem?

Muitas são as responsabilidades atribuídas à equipe de gestão de uma clínica de imagem. Por isso, é necessária uma boa preparação, além da atenção a inúmeros detalhes. Algumas reflexões podem ajudar:

  1. Como a clínica funciona atualmente?

Para a otimização do serviço de uma clínica de imagem, é importante saber onde moram os problemas. Neste sentido, é preciso buscar compreender o estado atual do estabelecimento, bem como onde é preciso impulsionar mudanças. Nesta etapa, os gestores podem fazer uma pesquisa de opinião com os funcionários e clientes, a fim de coletar dados relevantes para, posteriormente, desempenhar melhorias.

  1. Idealmente, como seria um serviço de excelência?

É importante fazer um esboço do que seria um serviço de excelência de acordo com a visão dos gestores. O que se espera do departamento, o que não pode faltar, como desejam atrair e fidelizar clientes, como prestar um serviço adequado e realizar os exames da forma mais profissional possível. Todas as partes interessadas devem ser ouvidas a fim de que o esboço seja algo possível para toda a equipe.

Nessas métricas, deve ser levado em consideração:

  • Satisfação do paciente;
  • Desempenho financeiro;
  • Produtividade da equipe;
  • Utilização de equipamentos;
  • Qualidade do serviço prestado.
  1. Identificar barreiras é importante

Para que o planejamento dê certo, é importante perceber as principais barreiras e dificuldades. Compreender o problema é sempre o primeiro passo para a solução. Muitas vezes, pequenas alterações no dia a dia fazem a diferença.

  1. Plano de ação

A partir de todas as conclusões de problemas, possíveis soluções e objetivos, é importante criar um plano de ação. Nele, toda a equipe deve ser envolvida, afinal, o processo dependerá de todos.

  1. O aperfeiçoamento deve ser constante

Há um ditado popular que diz: “Não há nada tão bom que não possa melhorar”. Por isso, busque sempre formas de aperfeiçoar o serviço prestado.

  1. Monitore e gerencie as operações

Para garantir que o plano seja um sucesso, é ideal que a empresa siga monitorando e gerenciando todas as operações. Dessa forma é possível garantir que o processo seja seguido com eficiência por todas as partes envolvidas.

Imprevistos acontecem e, nesse momento, é preciso praticidade. Toda a equipe deve estar ciente do planejamento estratégico para que, em caso de contratempos, uma resposta rápida seja possível.

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