A Telerradiologia é a especialidade médica que permite a avaliação remota dos mais variados exames, emitindo os laudos online. A prática já é consolidada no Brasil pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) desde 2009, mas ganhou mais visibilidade devido aos benefícios promovidos durante as medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19. Além de praticidade, esse formato traz inúmeros benefícios a um centro de saúde. Por isso é importante implementar a Telerradiologia nesses espaços.
Mas o que é Telerradiologia?
A telerradiologia é um dos braços da telemedicina. Ela é responsável pela emissão de laudos médicos de forma remota, seguindo todas as regras e padrões previstos pelo CFM. O processo é simples. As imagens são colhidas por um técnico no centro de saúde ou hospital e transmitidas, por meio da internet, para o radiologista de plantão.
Feito isso, o radiologista irá avaliar todo o material e emitir o laudo à distância, para que o paciente possa receber o tratamento mais adequado de forma rápida. A telerradiologia protege as informações médicas do paciente.
Passo a passo para implementar a Telerradiologia
Ao pensar em algo tecnológico como a telerradiologia, é comum acreditarmos que se trata de um serviço caro. Mas é o contrário! Uma das principais vantagens da telerradiologia é a otimização do orçamento. A partir da contratação deste serviço, esses espaços não precisam dispor de uma equipe completa in loco, o que impactará positivamente nos gastos mensais.
Para implementar a telerradiologia em seu centro de saúde, é importante seguir alguns passos. São eles:
- Se informe: o centro de gestão da clínica precisa ter informações concretas acerca da telerradiologia. É importante saber, detalhadamente, todos os benefícios que esse serviço trará.
- Empresa especializada: uma das vantagens da telerradiologia é que a empresa contratada pode atuar em qualquer localidade, já que todo o serviço acontece online. Isso abre o leque de profissionais especializados e ajuda a encontrar a equipe perfeita. Uma empresa de telerradiologia deve ser registrada e certificada para esse serviço, como é o caso da Telepacs.
- Tenha a infraestrutura necessária: para implementar a Telerradiologia em uma clínica ou hospital não são necessárias muitas reformulações. É preciso, no entanto, que haja equipamentos radiológicos digitais. Além disso, um computador bem equipado e veloz, bem como uma boa conexão com a internet é importante para o processo.
- Defina o sistema: os dados colhidos na hora dos exames precisam ser transmitidos à equipe de telerradiologia. Atualmente, existem sistemas próprios para isso, como o Picture Archiving and Communication System (PACS). Mas, o envio também pode ser realizado através de nuvens de um servidor terceirizado. Ambos funcionam bem e, principalmente, com segurança.
- Crie um protocolo: ao implementar a telerradiologia em uma clínica, é importante que os gestores criem um protocolo a ser seguido por todos os funcionários.
- Treinamento: por mais eficaz que seja o processo de telerradiologia, de nada adianta implementá-lo sem treinar a equipe do centro de saúde. É importante passar informações claras e objetivas para que todo o processo seja bem compreendido e executado de forma eficiente.
- Apostar na tecnologia: o uso da telerradiologia incentiva a modernização de todo o sistema hospitalar. A automatização de alguns processos traz agilidade e contribui no fluxo de tarefas da equipe. A integração de um prontuário eletrônico, por exemplo, pode ser importante para garantir eficácia no atendimento.
- Monitoramento: Implementada a telerradiologia, é hora de avaliar os resultados. O monitoramento deve ser feito de forma regular a fim de melhorar todo o processo sempre que possível. A partir dessa avaliação, será possível saber o nível de satisfação do paciente e de toda a equipe. Além de ampliar a capacidade de atendimento e possibilitar o aumento da gama de exames oferecidos.
Diferenciais da emissão de laudos à distância
A telerradiologia é um serviço diferenciado que se destaca por trazer inúmeros benefícios a uma empresa. Dentre eles, podemos destacar:
- Solução à falta de radiologistas, uma vez que esses profissionais são difíceis de encontrar;
- Agilidade no atendimento, visto que há uma equipe específica para a emissão dos laudos;
- Qualidade técnica dos laudos, que são emitidos por profissionais qualificados;
- Baixo custo, já que diminui a necessidade de manter uma equipe completa in loco;
- Possibilidade de ofertar mais exames, independentemente da localização da clínica.
Solicite o seu Laudo Online!
Deseja implementar a telerradiologia no seu centro de saúde? Entre em contat0 com a Telepacs! Contamos com uma equipe qualificada, pronta para te atender.