Sumário:

Pesquisa premiada em Sergipe avança no diagnóstico de AVC por tomografia

Fonte: Notícia HUL-UFS/Ebserh (gov.br)

Resumo (Curadoria Telepacs)

Uma pesquisa desenvolvida no Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS/Ebserh), em Sergipe, acaba de ser reconhecida nacionalmente por sua contribuição no diagnóstico de Acidente Vascular Cerebral (AVC) através da tomografia computadorizada.

O estudo, que recebeu o 1º lugar na categoria “Ciência e Tecnologia” no Prêmio de Jornalismo do Sindicato Médico de Sergipe (Sindimed-SE), validou um novo protocolo para a avaliação de tomografias de crânio em pacientes com suspeita de AVC isquêmico. O principal objetivo foi identificar, de forma mais precisa e rápida, os casos em que a trombectomia mecânica (um procedimento essencial para restaurar o fluxo sanguíneo cerebral) pode ser aplicada.

O que isso significa para o diagnóstico por imagem?

A iniciativa liderada pelo residente de neurologia João Paulo Viana Silva, sob orientação do neurologista Márcio Mendes, destaca a importância da otimização dos protocolos de diagnóstico por imagem em emergências neurológicas. A padronização e a agilidade na interpretação da tomografia são cruciais para a janela terapêutica do AVC, impactando diretamente o prognóstico do paciente.

Este prêmio reforça o valor da pesquisa brasileira na área da saúde e o papel central da radiologia na tomada de decisões clínicas urgentes. A busca por métodos cada vez mais eficazes para a avaliação de tomografias é uma prioridade para garantir um laudo a distância preciso e ágil, contribuindo para desfechos positivos em quadros complexos como o AVC.


Conteúdo relacionado