A imaginologia ou imagenologia é a especialidade de profissionais que realizam exames de imagem com o objetivo de ajudar a equipe médica a diagnosticar e a tratar diversas doenças e condições de saúde.
Isso é feito através de exames como radiografia, mamografia, tomografia, ressonância magnética e ultrassonografia, ou seja, com tecnologias que permitem visualizar as estruturas internas do corpo humano e identificar possíveis alterações – patológicas ou não.
Quem faz Imaginologia?
Para trabalhar com imaginologia ou imagenologia é preciso fazer um curso na área, como uma graduação tecnóloga ou uma pós-graduação. A pós é permitida apenas para profissionais da saúde, como:
- Biomédicos;
- Enfermeiros
- Farmacêuticos;
- Terapeutas ocupacionais;
- Odontólogos;
- Fisioterapeutas.
Com essa formação, o profissional é autorizado a operar os equipamentos de imagem e a desenvolver protocolos de estudo e técnicas de exames e de análise para os serviços de saúde.
Ou seja, embora não possa interpretar nem assinar laudos diagnósticos, o profissional em imaginologia ou imagenologia pode desenvolver uma carreira em hospitais, clínicas e outros serviços voltados ao diagnóstico por imagem.
Características do profissional em Imaginologia
Aqueles que optam por aprender sobre a área e atuar nesse mercado devem ter conhecimento de anatomia, patologia, bioquímica e biofísica, o que lhes permite tanto reconhecer as estruturas do corpo humano quanto compreender a forma como os equipamentos operam para captar e formar as imagens.
Afinal, o longo de sua atuação, o profissional poderá realizar os mais variados exames de imagem, e para isso deverá compreender quais são as indicações de cada um, qual tipo de energia ou radiação eles emitem, em quais situações ou para quais pacientes são contraindicados e diversos outros detalhes fundamentais para obter um bom diagnóstico e garantir a segurança de todos os envolvidos.
Assim, os principais exames de imagem que o especialista em imaginologia ou imagenologia deve aprender a realizar são:
- Tomografia Computadorizada;
- Ressonância Magnética;
- Ultrassonografia;
- Radiografia;
- Mamografia;
- Cintilografia;
- Densitometria Óssea.
Além disso, quem trabalha com imaginologia ou imagenologia precisa cultivar o hábito de se manter constantemente atualizado, principalmente por ser uma área rica em novidades e avanços tecnológicos.
Avanços tecnológicos em Imaginologia: Imaginologia 3D e 4D
Todo o setor de diagnóstico por imagem tem experimentado avanços tecnológicos significativos que contribuem para a evolução da medicina e com a qualidade dos serviços oferecidos aos pacientes.
Assim, dentre os principais destaques estão as técnicas tridimensionais (3D) e até mesmo de imagens em quarta dimensão (4D), que permitem obter uma visualização mais detalhada e precisa das estruturas anatômicas e dos processos fisiológicos.
Esse avanço é especialmente importante para obter imagens de regiões anatômicas que exigem um olhar mais detalhado da equipe médica, como o crânio, coluna vertebral e vasos sanguíneos.
O papel da Inteligência Artificial na Imaginologia
Outro enorme avanço tecnológico da imaginologia ou imagenologia é a integração com a Inteligência Artificial (IA), algo que tem acontecido em todas as áreas da radiologia.
Essa tecnologia reconhece os padrões de imagem habituais e acumula, a cada dia, novas informações que lhe permitem auxiliar na interpretação dos exames, acelerar o processo de diagnóstico e identificar padrões alterados que poderiam passar despercebidos aos olhos humanos.
Porém, assim como em todas as áreas da medicina, a IA é um atributo que só tem real valor quando agregada aos conhecimentos do profissional. Ou seja, é preciso, primeiramente, realizar uma boa anamnese com o paciente, compreender a indicação do exame de imagem e saber o que esperar de seu resultado para então associar as informações fornecidas pela IA e obter o maior proveito dessa tecnologia.