A possibilidade de visualizar os menores vasos e estruturas do cérebro humano sem utilizar qualquer fonte de radiação é uma realidade graças ao Iseult MRI, também conhecido como “máquina de ressonância magnética mais poderosa do mundo”. 

Com esse equipamento, é possível analisar os detalhes do cérebro com uma precisão dez vezes maior do que as tecnologias disponíveis hoje em dia e utilizadas nas clínicas e hospitais.

Por isso, espera-se que o Iseult MRI crie um avanço importante nos estudos das mais diversas doenças neurológicas e psiquiátricas, como Alzheimer, Parkinson e até mesmo o transtorno de bipolaridade. 

Afinal, com a alta resolução proporcionada por esse equipamento é possível monitorar o comportamento e atuação das mais diversas moléculas e medicamentos por todo o cérebro.

O que é o Iseult MRI da CEA?

O Iseult MRI, desenvolvido pela Comissão de Energia Atômica da França (CEA), é uma máquina de ressonância magnética que gera um campo magnético de 11,7 Teslas – para se ter uma ideia, a maioria dos hospitais utiliza ressonâncias de até 3 Teslas

Esse equipamento é resultado de mais de duas décadas de pesquisas e foi testado pela primeira vez em 2021, porém para escanear uma abóbora, tendo recebido autorização apenas em 2024 para iniciar os testes em humanos.

Desde então, os pesquisadores envolvidos no desenvolvimento do Iseult MRI têm realizado testes em voluntários, na região sul de Paris, o que já permitiu visualizar vasos extremamente pequenos e outros detalhes nunca antes vistos em uma ressonância magnética. 

Outras máquinas similares estão sendo desenvolvidas na China e nos Estados Unidos, mas os países ainda não têm autorização para testá-las em seres humanos. 

Como funciona o Iseult MRI?

Assim como outras máquinas de ressonância magnética, o Iseult MRI é um equipamento tubular em que o paciente é “deslizado” para dentro, visando obter imagens do tecido cerebral, o que é possível graças a um ímã de 132 toneladas alimentado por uma bobina com corrente de 1.500 amperes.

Ou seja, diferente dos equipamentos de radiografia e de tomografia computadorizada — que emitem radiação prejudicial quando as orientações de segurança não são respeitadas — a ressonância magnética é altamente segura, incluindo para crianças e gestantes. O único cuidado que é necessário para realizar a ressonância é não utilizar qualquer acessório ou dispositivo metálico que possam ser atraídos pelo campo magnético.

Principais impactos do Iseult MRI: Alzheimer e Parkinson

Devido sua capacidade de capturar imagens com extrema clareza, a expectativa é que o Iseult MRI colabore – e revolucione – o estudo e o diagnóstico de doenças neurológicas degenerativas altamente prevalentes entre a população mundial, como o Alzheimer e o Parkinson.

Afinal, através desse equipamento é possível avaliar os detalhes da arquitetura cerebral de indivíduos saudáveis e daqueles com as doenças, permitindo maior compreensão sobre sua fisiopatologia.

Outras funcionalidades do Iseult MRI 

Graças à sua capacidade de obter imagens com resolução extremamente elevada, o Iseult MRI também permite identificar o comportamento de moléculas ativas no cérebro. Um exemplo é a possibilidade de avaliar a disponibilidade do lítio (principal droga utilizada para o tratamento da bipolaridade) após sua administração e compreender melhor sua eficácia.

Também ganha destaque a capacidade que o Iseult MRI tem de identificar moléculas envolvidas no metabolismo cerebral, como a glicose e o glutamato, facilitando a compreensão de como as doenças neurológicas ocorrem. Portanto, espera-se que com esse equipamento haja avanços notáveis no tratamento de doenças como:

  • Parkinson;
  • Doença de Alzheimer;
  • Transtorno da Bipolaridade;
  • Esquizofrenia.

Assim, é possível afirmar que o Iseult MRI abre caminho para mudanças inimagináveis na medicina, dando a esperança de que em um futuro não muito distante tenhamos acesso a novos diagnósticos, tratamentos e melhora da sobrevida de pacientes acometidos por doenças ainda pouco compreendidas.

Categorias

Posts Recentes

Telerradiologia:
Solicite seu
teste gratuito
!

Nossa equipe de radiologistas fica de prontidão 24h para a entrega dos laudos online e fazer a assessoria médica de alta qualidade para sua clínica ou hospital.

Cadastre-se na nossa newsletter.

Acompanhe nosso blog e fique por dentro das novidades na área da Telerradiologia e Gestão de clínicas e hospitais.

Solicite seu teste gratuito!

Nossa equipe de radiologistas fica de prontidão 24h para a entrega dos laudos online e fazer a assessoria médica de alta qualidade para sua clínica ou hospital.