O SUS (Sistema Único de Saúde) é uma das conquistas mais expressivas do país. Esse sistema contribui para a qualidade de vida dos brasileiros, uma vez que amplia o acesso à saúde. E, as Organizações Sociais de Saúde (OSS) surgem em meio a esse contexto. Entenda!
Contudo, manter o acesso universal a toda a população, especialmente em tempos pandêmicos, é um grande desafio. Atualmente, a fim de enfrentar todas as dificuldades, o Estado busca utilizar ferramentas tradicionais da administração pública, mas aparentemente não gerou grandes resultados.
Por isso, criaram-se modelos alternativos de gestão, dentre eles as Organizações Sociais de Saúde (OSS). Essa proposta tem sido fundamental para garantir o acesso de toda a população à saúde pública. Entenda melhor a respeito neste artigo.
O que é OSS?
Uma Organização Social de Saúde (OSS) é uma entidade sem fins lucrativos que se habilita a fazer um contrato de gestão com o Estado para gerenciar uma unidade de saúde. O processo é feito após a qualificação em processo público. Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos que se torna responsável por toda manutenção da unidade, bem como seu abastecimento e fornecimento de mão de obra para a execução de atividades.
No contrato de gestão é repassado um valor mensal à organização e esta fica responsável por alcançar todos os resultados previstos em contrato, além de cumprir tanto as metas qualitativas, quanto quantitativas.
Cuidados durante a contratação pelo agente público
O setor de saúde demanda soluções eficientes e rápidas, principalmente de problemas. A Constituição libera ferramentas de gestão mais modernas, como as parcerias com entidades privadas. Essa aliança permite que sejam utilizados instrumentos mais adequados à saúde do que a legislação de licitações ou a de concursos públicos.
Manter alternativas eficientes e modernizar a gestão é imprescindível. Para suprir toda a demanda, é preciso buscar formas de se fazer menos com mais, a fim de levar mais eficiência e qualidade ao sistema de saúde. Fatores que são de obrigação da OSS, previstos em contrato.
Vantagens da parceria entre estado e Organização Social de Saúde
A OSS permite a aplicação de princípios consagrados da administração privada, tornando o Estado mais leve e ágil. Vários são os benefícios, destacamos:
- Contratação rápida e eficaz;
- Concessão de adicionais de remuneração com base em superação de metas e excelência de desempenho;
- Impulsionamento da qualidade de serviços;
- Reduz-se o controle sobre os meios para aumentar o controle sobre os resultados.
Telerradiologia: autonomia e flexibilidade
A telerradiologia é um braço da telemedicina e é uma das principais técnicas utilizadas para otimizar o setor de saúde. Além de agilizar o atendimento e, automaticamente, a resposta dada ao paciente, ela traz vários benefícios como economia e possibilidade de aumentar a oferta de exames nos centros de saúde e hospitais.
Esse processo funciona da seguinte forma: a empresa terceiriza, através da telerradiologia, o serviço de emissão de laudos. Na clínica, centro de saúde ou hospital, são recolhidas as imagens do paciente. O técnico envia essas imagens por meio de uma nuvem ou software para a equipe terceirizada que avalia todo o material, conclui o diagnóstico, emite o laudo e devolve para a clínica.
Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil
No dia 08 de novembro de 2022 o Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), Instituto Ética Saúde (IES) e ONA (Organização Nacional de Acreditação) reconheceu, através de premiação nacional, os 40 melhores hospitais públicos do Brasil.
Foram admitidos somente os hospitais 100% financiados pelo SUS, com Acreditação de nível 3 emitido pela ONA ou com certificação de qualidade plena internacional. Os critérios de avaliação envolvem tempo de certificação, avaliações dos usuários no Google Business e cálculo de eficiência (produção hospitalar em relação aos investimentos financeiros).
Localizado na cidade de Uberlândia, o Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro é cliente da Telepacs e foi 25º colocado no ‘Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil’ – posição de destaque, já que é o 1º do estado de Minas Gerais.
O Hospital é administrado pela SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (OSS). Mas, além do Hospital Municipal de Uberlândia, a SPDM administra outros 5 hospitais que estão entre as 4o melhores unidades públicas do Brasil.
Entre em contato com a Telepacs!
Que tal otimizar os serviços prestados aos seus pacientes entregando-lhes mais eficiência e agilidade? A Telepacs pode ajudar você. Possuímos uma equipe qualificada e profissionalizada para a emissão rápida e assertiva de laudos on-line. Entre em contato conosco!