Sumário:
Referêcnias:
Título : Epsódio 47 – Tecnologias emergentes e como se manter atualizado
Fonte/Veículo: CBR Podcast
Data de Publicação: 11/09/2025
Autor(es) :
-
Apresentador: Giuseppe de Polito
-
Coordenadora: Aline Guimarães
-
Convidado: Dr. Leonardo Caia Bittencourt (Professor Associado de Radiologia e Vice-Chair de Inovação do University Hospitals e Case Western Reserve University)
📝 Resumo do Episódio
Neste episódio, Giuseppe de Polito entrevista o Dr. Leonardo Caia Bittencourt sobre como radiologistas experientes podem navegar pela onda de tecnologias emergentes, como a Inteligência Artificial, e manter a relevância profissional.
O Dr. Léo Bittencourt discute sua própria transição de carreira, saindo de uma posição clínica consolidada no Brasil para uma cadeira de gestão e inovação nos EUA. Ele atribui essa mudança à sua filosofia de carreira, focada em buscar “relevância” (4:09) em vez de apenas a remuneração de curto prazo.
Ele relembra que, ao se especializar em ressonância de próstata (6:31) — uma tecnologia emergente na época — ele garantiu relevância acadêmica que, por sua vez, gerou valor comercial. O mesmo “bichinho da relevância” (8:24) o mordeu com a ascensão da IA, levando-o a buscar ativamente projetos de transformação digital (9:48).
🇧🇷 O Radiologista Brasileiro vs. Americano 🇺🇸
Um ponto central da conversa foi a diferença cultural entre os radiologistas dos dois países (13:15).
-
Radiologista Americano: Muitas vezes, possui uma remuneração e estabilidade “confortáveis” (15:32), o que gera menos incentivo para adotar inovações disruptivas. O foco pode ser, inclusive, prevenir a disrupção (16:08).
-
Radiologista Brasileiro: Devido a um mercado mais consolidado e competitivo, o brasileiro sente uma maior “insegurança” (17:15) e risco de “comoditização” (16:46). Essa pressão, segundo Léo, funciona como um motor que impulsiona a busca por diferenciação e adoção de novas tecnologias para manter a relevância.
🧠 Como se Manter Atualizado (Sem Ansiedade)
O Dr. Léo, que viveu as transições do filme para o PACS e do PACS para a IA (19:30), destaca que o desafio mudou. Passamos da “escassez de informação” (onde quem tinha o livro ou revista dominava) para a “abundância e fadiga da informação” (22:22).
Hoje, o desafio não é ter acesso, mas filtrar. A solução é focar em “fontes de curadoria de informação” (23:19).
Giuseppe provoca: precisamos mesmo aprender a usar as ferramentas, ou elas que aprenderão a nos usar, como o Windows fez após o DOS? (26:04).
Léo concorda que as novas gerações verão a IA como um parceiro cognitivo (28:52) e conta um caso prático: usou uma ferramenta de IA (Notebook LM) para ensinar história americana avançada ao seu filho de 15 anos. Ele “alimentou” a IA com provas antigas e manuais, e a ferramenta gerou podcasts com gírias adolescentes (32:01) e simulados realistas (32:18), atuando como um tutor especialista.
O episódio conclui que, embora a tecnologia domine o debate, as habilidades essenciais permanecem humanas. A conversa foi sobre “relacionamento e educação” (38:14). Giuseppe finaliza citando um criador de IA: o futuro exigirá foco na “arte de se conectar profundamente com os outros” (39:24).
💡 Dicas e Takeaways do Episódio
Livros (Autores) Mencionados para Entender Fundamentos:
-
Clayton Christensen: Para entender Inovação (ex: “O Dilema da Inovação”).
-
Daniel Kahneman: Para entender Tomada de Decisão (ex: “Rápido e Devagar”).
Ferramentas Mencionadas:
-
Notebook LM (Google): Ferramenta de IA usada pelo Dr. Léo para criar um “tutor” personalizado para seu filho, capaz de gerar resumos, podcasts e simulados a partir de documentos-fonte.
Conselhos Finais do Dr. Léo Bittencourt:
-
Cerque-se de Jovens Talentos: “Se cerca de pessoas mais jovens, mais inteligentes do que você” (34:43). Busque pessoas com “brilho no olhar” que te desafiem a ser melhor (35:09).
-
Faça Curadoria de sua Rede: Siga pessoas (em redes sociais ou academicamente) que gerem conteúdo que o desafie intelectualmente (36:00).
-
Estude os Fundamentos: Em vez de ler apenas o último artigo sobre a “última coisa”, vá à fonte. Leia os livros que descrevem os princípios básicos de um campo do conhecimento (36:56).


