Os avanços tecnológicos dos últimos anos transformaram radicalmente a área da saúde, garantindo melhorias e ganhos tanto para os pacientes, quanto para os serviços de saúde. Dentre esses avanços, não tem como não citar o Command Center na radiologia, uma solução tecnológica que além de revolucionar a forma como as clínicas e hospitais operam os equipamentos de imagem, também promove mais acesso à saúde para os pacientes de áreas remotas.
O que é Command Center na radiologia?
O Command Center na radiologia, serviço que está no escopo da telessaúde radiológica refere-se à capacidade que um serviço de saúde – como clínicas ou hospitais – têm de operar equipamentos de imagem remotamente, ou seja, à distância. Isso significa que especialistas podem controlar os sistemas de diagnóstico por imagem, como as máquinas de, ressonância magnética e tomografia computadorizada, a partir de locais diferentes daquele em que o paciente está sendo examinado.
Conforme abordaremos mais adiante, por meio do serviço de operação remota é possível:
- Aumentar a disponibilidade de serviços e otimizar escala de profissionais e agenda de pacientes;
- Reduzir o número de profissionais contratados para operar os equipamentos;
- Oferecer serviço de maior qualidade e valor agregado.
Command center na radiologia e o acesso à saúde
Uma das principais vantagens do Command Center na radiologia é a possibilidade de ampliar o acesso à saúde, principalmente porque em muitas regiões do país, a disponibilidade de profissionais de diagnóstico por imagem é limitada. Dessa forma, com o telecomando é possível que mais pacientes tenham acesso a exames de alta qualidade, independente de sua localização física, e consequentemente façam um exame com a técnica adequada e recebam diagnósticos precisos.
Ou seja, a democratização do acesso à saúde através do Command Center é especialmente importante para ajudar na prevenção de doenças e na detecção precoce de condições graves, como diversos tipos de câncer, além de guiar as condutas médicas em emergências de forma eficiente através da operação remota.
Redução da capacidade ociosa de aparelhos
Além das vantagens que essa tecnologia traz aos pacientes e à sociedade, é preciso citar que um dos grandes benefícios do Command Center na radiologia é a redução da capacidade ociosa dos aparelhos de diagnóstico por imagem, o que também impacta nos custos das empresas. Ou seja, o investimento em equipamentos novos e de alta tecnologia é consideravelmente alto, mas com o serviço de Command Center é possível manter suas agendas abertas independente de profissionais locais, contando com especialistas 24h por dia.
Maior qualidade de atendimento
Operar equipamentos e realizar diagnóstico por imagem através do Command Center é uma maneira que as empresas têm de não apenas ampliar o acesso à saúde e aumentar a eficiência do serviço, como também de melhorar a qualidade do atendimento oferecido aos pacientes. Afinal, os profissionais que operam esses equipamentos passam por atualizações e treinamentos altamente específicos que seguem os protocolos e regulamentações oficiais.
Portanto, o uso do Command Center na radiologia reduz a possibilidade de erros diagnósticos, além de melhorar a jornada do paciente como um todo, visto que são pessoas que já estão lidando com os próprios medos e anseios relacionados ao processo de adoecimento. Ou seja, trata-se de uma combinação de precisão e expertise que contribui para um atendimento mais eficaz e seguro.
Por fim, é possível afirmar que a perspectiva futura para o Command Center na radiologia é bastante promissora, pois à medida que a tecnologia avança, mais pessoas têm acesso a serviços de saúde e a exames de imagem de qualidade e confiabilidade, ao mesmo tempo em que as clínicas e hospitais conseguem reduzir seus custos operacionais.