Promover saúde é um objetivo amplo, que envolve muitos passos além do estabelecimento de um tratamento para determinada enfermidade, como o processo em si de investigação das causas dessas patologias. Nesse âmbito, os laudos radiológicos mostram-se essenciais, pois auxiliam profissionais da saúde a identificarem essas origens ou as repercussões das doenças. Contudo, esse recurso exige dois pontos essenciais: tempo hábil na entrega de laudos e qualidade nas informações apresentadas.

Problemas causados pelo atraso na entrega de laudos radiológicos

A demora na entrega de laudos traz impactos tanto para os pacientes, quanto para os profissionais da saúde. Como já mencionado, os exames complementares podem ser peças fundamentais no cuidado do paciente. Logo, o tempo de entrega dos relatórios impacta diretamente no estabelecimento do diagnóstico e no tratamento dos enfermos, afetando sua saúde e a qualidade do cuidado.

Além disso, de um ponto de vista mais prático, essa demora traz insatisfação aos pacientes, pois, por se tratar de uma questão de saúde, esse atraso pode ser encarado como um descaso do centro de saúde para com o paciente.

Por fim, o acúmulo de laudos médicos atrasados provoca uma sobrecarga dos radiologistas, visto que o montante de relatórios a serem elaborados ficará cada vez maior e isso resultará em uma agenda estagnada, diante de uma mão de obra que não comporta o volume de atendimentos requeridos.

Como diminuir o tempo de entrega de laudos

Para evitar a demora na entrega de laudos, alguns pontos são essenciais. Primeiro, é necessário treinar a equipe, a qual inclui desde os recepcionistas até os profissionais responsáveis pelos laudos. Como exemplo, é importante estabelecer um atendimento padrão que consiga abordar todos os casos e tipos de pacientes. Assim, é preciso que nesse primeiro contato todos os dados referentes ao quadro clínico, informações pessoais e consentimento informado sejam estabelecidos. Ademais, propor protocolos de realização de exames para os técnicos de radiologia garante o padrão de qualidade do serviço oferecido e otimiza a elaboração dos relatórios.

Outro ponto importante é o uso de agendamento online. Hoje já se encontram disponíveis diversos softwares e recursos para otimizar o agendamento de clientes e o fluxo do serviço, como o Radiology Information System (RIS) e o Hospitalize Information System (HIS). Dessa maneira, é possível estabelecer o melhor horário para o paciente, de modo a também respeitar o volume moderado de laudos para cada profissional.

Investir na qualidade das imagens também é determinante em qualquer centro de saúde, visto que uma maior qualidade facilita a análise do médico radiologista e, consequentemente, reduz o tempo para se chegar ao diagnóstico. E isso é possível tanto com bons equipamentos, quanto por uma boa equipe e por protocolos de aquisição de imagens.

Aposte no telediagnóstico para otimizar o seu centro de saúde

Por fim, aposte no telediagnóstico (também conhecido como telerradiologia), serviço cujo objetivo é proporcionar suporte ao diagnóstico por meio da emissão de laudo ou avaliação de exames através do uso das tecnologias de informação e comunicação, como a Telepacs faz. Esse recurso reduz os custos para o sistema de saúde e ajuda a abolir as distâncias geográficas e temporais, ampliando e democratizando o acesso à saúde. 

Com a Telepacs, é possível conseguir laudos radiológicos dentro de, no máximo, 24 horas. Além disso, a empresa também conta com uma infraestrutura de serviço com qualidade de ponta, e uma equipe própria, com radiologistas experientes com título de especialistas e doutorado. Além de economizar tempo, seu centro de saúde reduzirá os gastos por não necessitar de uma equipe completa de radiologistas in loco. 

 Entre em contato com a Telepacs e otimize o seu centro de saúde! 

Categorias

Posts Recentes

Telerradiologia:
Solicite seu
teste gratuito
!

Nossa equipe de radiologistas fica de prontidão 24h para a entrega dos laudos online e fazer a assessoria médica de alta qualidade para sua clínica ou hospital.

Cadastre-se na nossa newsletter.

Acompanhe nosso blog e fique por dentro das novidades na área da Telerradiologia e Gestão de clínicas e hospitais.