No cenário dinâmico da saúde contemporânea, a busca por serviços médicos e o interesse das pessoas em manter uma boa qualidade de vida têm impulsionado um aumento na demanda por serviços de saúde diversos, o que apesar de ser altamente benéfico para o setor, também pode gerar alguns desafios. Assim, o telecomando na radiologia ganha cada vez mais destaque, pois permite que os centros de saúde tenham maior acesso a profissionais especializados em equipamentos de diagnóstico por imagem e diversos outros benefícios.
Serviços de saúde: a demanda é cada vez maior
A crescente demanda por serviços de saúde reflete o envelhecimento populacional, a preocupação da população com o autocuidado e a busca por hábitos de vida mais saudáveis. Um exemplo de como essa é cada vez maior é o fato de que em 2023 o número de usuários de planos de saúde no Brasil chegou a 50,7 milhões, o maior número de beneficiários da história.
Já com relação a procedimentos de saúde, a Agência Nacional de Saúde (ANS) revela que em 2022 foram feitos mais de 1,6 bilhão de consultas, exames, terapias cirurgias e internações – e isso são dados referentes apenas ao setor privado de plano de saúde. Além disso, a agência estima que nos últimos anos foram realizados quase 30 milhões de procedimentos por ano no SUS.
Capacitação profissional e procura por especialistas
Esse movimento nacional de busca por serviços de saúde reflete em um aumento da demanda por exames de imagem, como tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética (RM), o que tem pressionado os hospitais e centros de saúde a contratarem especialistas qualificados para lidar com esses equipamentos.
No entanto, essa tarefa torna-se desafiadora devido à escassez desses profissionais, especialmente diante da constante evolução tecnológica das máquinas. Além disso, em regiões mais remotas, a disponibilidade de operadores é ainda menor, o que acaba limitando a capacidade de oferta por parte dos centros de saúde e reduzindo seus ganhos.
Portanto, soluções criativas que ajudem as empresas a lidarem com esse desafio devem ser estimuladas, tal como o telecomando na radiologia, modalidade de telemedicina que aumenta a qualidade do serviço e reduz os custos operacionais.
O telecomando na radiologia é um aliado dos centros de saúde!
Diante desse cenário, o telecomando na radiologia emerge como uma solução inovadora. Essa tecnologia permite que profissionais altamente especializados operem remotamente as máquinas e equipamentos tecnológicos de TC e RM, proporcionando maior eficiência no processo além de reduzir os custos com contratação de mão de obra capacitada e aumentar os ganhos por conseguir aumentar a oferta de serviço.
Assim, os principais benefícios do telecomando na radiologia para os centros de saúde, incluindo clínicas particulares e hospitais, são:
- Equipe especializada nos equipamentos mais recentes e tecnológicos do mercado;
- Disponibilidade 24h por dia;
- Padronização e otimização dos protocolos de aquisição de imagem;
- Redução da capacidade ociosa dos aparelhos.
Aumento do acesso à saúde em regiões remotas e fora das capitais
Os benefícios do telecomando na radiologia não se restringem aos serviços de saúde. Na verdade, um dos ganhos mais notáveis dessa tecnologia é o aumento do acesso à saúde, especialmente para profissionais que vivem em regiões remotas e fora dos grandes centros e capitais. Afinal, ao possibilitar a operação remota de equipamentos avançados, essa tecnologia viabiliza a realização de exames de imagem em locais onde a presença de especialistas é escassa, contribuindo para a democratização do acesso à saúde.
Entre em contato com a Telepacs!
Para explorar todas as possibilidades do telecomando na radiologia e entender como essa tecnologia pode ser implementada em seu centro de saúde, entre em contato com a Telepacs, especialista em soluções avançadas de telerradiologia.