A Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI) é um órgão público que foi criado em 2023 pelo governo federal com o objetivo de formular políticas públicas que auxiliem os municípios com o planejamento, uso e incorporação de produtos e serviços digitais (de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC).
Dentre esses produtos, destacam-se:
- Telessaúde;
- Sistemas de informação em saúde;
- Interoperabilidade;
- Proteção de dados;
- Desenvolvimento de software.
Por que a SEIDIGI surgiu?
A SEIDIGI surgiu para otimizar a gestão e o compartilhamento de informações digitais na área da saúde, uma demanda cada dia maior e que enfrenta inúmeras dificuldades – tanto técnicas quanto financeiras.
Assim, por meio de três departamentos com funções bem definidas, a SEIDIGI promove uma maior integração entre os diversos setores do sistema de saúde, buscando:
- Monitorar a conformidade das políticas de tecnologia da informação;
- Monitorar as práticas e os procedimentos relacionados à proteção de dados;
- Coordenar a Política Nacional de Monitoramento e Avaliação do SUS;
- Coordenar a Política de Inovação em Saúde Digital do Ministério da Saúde;
Como os três departamentos da SEIDIGI Atuam?
Para garantir que seus objetivos sejam alcançados, a SEIDIGI é estruturada em três departamentos com funções e objetivos bastante definidos, conforme apresentado a seguir.
Departamento de Saúde Digital e Inovação
Dentre as responsabilidades deste departamento estão:
- A promoção de estratégias e ações de saúde digital, inovação e telessaúde no âmbito da atenção à saúde no SUS;
- Promover o desenvolvimento de pesquisas e a criação de novas linhas de investigação, produção e disseminação de conhecimento em saúde digital e inovação.
Departamento de Informação e Informática do Sistema Único de Saúde
Dentre os três departamentos da SEIDIGI, esse é o que tem maior estrutura e recursos. Algumas de suas competências são:
- Elaborar, monitorar e avaliar a Política Nacional de Informação e Informática em Saúde, no âmbito do Ministério da Saúde;
- Planejar e desenvolver, junto às Secretarias do Ministério da Saúde, sistemas nacionais de informação em saúde;
- Elaborar e monitorar o Plano Diretor de Tecnologia da Informação do Ministério da Saúde;
- Prover e gerir a infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação.
Departamento de Monitoramento, Avaliação e Disseminação de Informações Estratégicas em Saúde
Por fim, o terceiro departamento da SEIDIGI tem a função principal de coordenar a Política de Dados Abertos do Ministério da Saúde, sendo, portanto, parte fundamental do tripé executivo da Secretaria.
Através de suas ações é possível articular as ações de avaliação do Ministério da Saúde, fomentar a capacitação de trabalhadores e gestores do SUS e apoiar boas práticas de transparência e acesso à informação pública.
SEIDIGI e Meu SUS Digital: como acessar e informações que encontro
Um dos grandes exemplos de trabalho da SEIDIGI disponível para a população é o “Meu SUS Digital”, um aplicativo que reúne informações de saúde dos cidadãos brasileiros, como histórico clínico, resultados de exames, calendário vacinal e outras informações que ajudam a garantir a continuidade do cuidado e a transparência dos dados.
Isso só é possível graças a todo o trabalho de base realizado pela SEIDIGI (e seus três departamentos), como a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), um sistema que armazena as informações dos cidadãos de forma segura e as envia ao aplicativo.
O “Meu SUS Digital” está disponível para qualquer cidadão brasileiro, gratuitamente, na Apple Store e Play Store, além de poder ser acessado pelo navegador de internet.
Ou seja, o “Meu SUS Digital” é uma das formas mais simples de exemplificar e de tornar as ações da SEIDIGI mais “palpáveis” ao público, facilitando a compreensão de sua importância para o desenvolvimento e fortalecimento das políticas digitais na saúde pública.
E a Telerradiologia?
Nesse caminho natural de integração tecnológica e de dados que o Ministério da Saúde está adotando através da SEIDIGI, encontra-se também a telerradiologia, modalidade médica da telemedicina regularizada nacionalmente e que tem muito a agregar aos serviços digitais em saúde.
Afinal, a telerradiologia permite integrar os exames de imagens e seus laudos aos registros eletrônicos de saúde (EHRs), tornando essas informações mais acessíveis ao paciente e ao médico, além de garantir um armazenamento seguro. Dessa forma, mesmo que o cidadão consulte-se com diferentes profissionais, todos eles terão acesso aos exames realizados pelo paciente, evitando repeti-los desnecessariamente – o que representa um grande ônus ao setor..
Ou seja, quando se fala em modernização da saúde, em melhoria dos processos e benefícios ao paciente e aos prestadores de serviço, fala-se também em telerradiologia.